Utilização da unidade indústria escola na formação dos técnicos de recursos pesqueiros

Prof. Dr. Roberto Carvalho
Rec. Pesqueiros – IFRN

O curso de Recursos Pesqueiros do Campus Macau do IFRN possui uma estrutura destinada a produção em pequena escala de peixes de corte, é o Laboratório de Piscicultura localizado na Unidade Industrial-Escola (Figura 1). O Laboratório conta com 3 viveiros escavados, 8 tanques de fibra de 8 mil litros cada, estufa, sistema de aeração e recirculação de água, laboratório de larvicultura de peixes e laboratório de análise de água. As atividades de cultivo experimental proporcionam aos alunos de Recursos Pesqueiros a realização de aulas praticas de engorda, reprodução, larvicultura e monitoramento de qualidade da água na piscicultura além da realização de estágios curriculares e produção de trabalhos de conclusão de curso.

Figura 1-Vista aérea da Unidade Industrial-Escola do IFRN Macau. (Foto: Paulo V. Araújo).

O primeiro povoamento dos tanques foi dos tanques foi realizado em 2017 com alevinos de Tilápia do Nilo, Carpa e Tambaqui doados pela Estação de Piscicultura Estevão de Oliveira, pertente ao DNOCS e localizada em Caicó, RN (Figura 2). Atualmente o Laboratório conta com plantel em idade reprodutiva destas espécies e realiza reprodução e larvicultura de Tilápias e Carpas produzindo os alevinos utilizados na unidade.

Figura 2- Chefe da Estação de Piscicultura do DNOCS, Fátima Macedo, fazendo entrega de alevinos doados ao IFRN Campus Macau.

Recentemente o IFRN recebeu do piscicultor Aníbal Leal uma doação de alevinos de Pangasius também conhecido como Panga que é uma promissora espécie de peixe exótica (peixes nativos de outros países) que está sendo produzida com sucesso no Município de Pendências sobre o qual falaremos em outro artigo.

Figura 3- Professor Roberto Carvalho e Alunos de Recursos Pesqueiros realizando povoamento dos Tanques do IFRN Macau.
TILÁPIA
CARPA